6 de out. de 2011

Vegetarianismo

De certeza que já pensaste ou conheces alguém que pensa que o vegetarianismo é um estilo de vida desaconselhável, que faz mal à saude ou mesmo que é uma coisa estúpida sem qualquer sentido. Se sim esquece isso tudo, não passam de mitos criados por uma sociedade ingénua.
As razões para a escolha de uma dieta alimentar à base de vegetais são variadas, desde as razões éticas às razões de saúde. Mas hoje falarei apenas das questões relacionadas com a saúde.

Primeiro ficas a saber que existem vários tipos de vegetarianismo: veganismo (o "verdeiro" vegetarianismo, dieta que exclui qualquer consumo de animais e tudo que deles deriva, até mel e gelatina são excluídos); ovo-lacto-vegetarianismo (dieta vegetariana que inclui o consumo de ovos e leite); ovo-vegetarianismo (dieta vegetariana que inclui o consumo de ovos); lacto-vegetarianismo (dieta vegetariana que inclui o consumo de leite); pesco-vegetarianismo (dieta vegetariana que inclui o consumo de peixes).


O vegetarianismo, seja ele de que tipo for, trás vários benefícios para a saúde, principalmente se for do tipo veganismo, aqui ficam alguns:
1) Ao seguires uma dieta vegetariana estarás a diminuir os riscos de ganhares doenças cardiovasculares e diabetes e também reduz as probabilidades de ganhares vários tipos de cancros.
2) A tua esperança de vida pode aumentar uma média de 8 anos mais.
3) O vegetarianismo atrasa o processo de envelhecimento, ou seja a tua pele terá um aspeto mais jovem e radiante.
4) Como a dieta vegetariana é rica em fibras, o teu organismo funcionará melhor.

Se tiveres interessado em começar um estilo e vida saudável aqui ficam uns conselhos que encontrei num site:

1) - Pesquisa. Explora o assunto. Procura informações em livros e na internet.
2) REFLETE. Pensa a respeito dos animais, pensa a respeito do teu corpo. Pensa na Terra. Considere o impacto das suas escolhas alimentares.
3) CONVERSA - Fala com vegetarianos. Fala com não-vegetarianos. Faz perguntas. Compara pontos de vista.
4) DEFINE OBJECTIVOS - Aposta por exemplo com um amigo, que consegue ficar um mês ou dois sem comer no McDonald's. Vê como te sentes com uma ideia como esta e como te adaptas a um desafio destes.
5) COZINHA - Aprender a cozinhar pode ser muito interessante. Faz um curso de cozinha vegetariana ou compra livros de culinária vegetariana. Quanto mais receitas vegetarianas souberes preparar, mais fácil será a tua adaptação pessoal ao vegetarianismo.

Agora para quem é mais curioso deixo aqui um lista de algumas figuras públicas que optaram por este estilo de vida:
- Christian Serratos;
- Joss Stone;
- Leona Lewis;
- Lauren Bush;
- Natalie Portman;
- Lauren Anderson;
- Kristen Bell;
- Chris Martin;
- Alicia Silverstone;
- Tobey Maguire;
- Bryan Adams;
- Phil Collen;
- (entre muitos outros)

Para mais informação consulta: http://www.avp.org.pt/

Um comentário:

Anônimo disse...

não sei como consegues...
dou-te valor por duas coisas joão pedro:
pela capacidade incrível que tens de seguires à risca aquilo em que acreditas e pela capacidade incrível de resistência à tentação com que muitas vezes te encontras ;)
muito bem.