Contextualização

1.      Contexto:
Do latim contextu significa colocar alguém a par de: algo, alguma coisa;
uma acção premeditada para situar um indivíduo num lugar no tempo e no espaço desejado.
Encadeamento de ideias de um discurso.
Tecer junto com texto.

Esta definição é sem dúvida bastante fria e objectiva e foi por isso que, com imenso prazer, decidimos acrescentar um s a Contexto e torná-lo assim, ConTextos visto que a nossa intenção não aborda só um mas mais e muitos horizontes.
Inicialmente, quando nos foi dada a informação deste projecto (pela nossa professora de português) achamos algo curioso e até interessante. Após ter sido criada a página no blogue e com a primeira publicação no dia 3 de Novembro de 2010 seguiram-se bastantes outras, embora que durante certos períodos estivéssemos…em baixa pois parecia que ainda não nos tínhamos habituado a ideia do que era manter um blogue em funcionamento.
A primeira rubrica a ser criada foi o Pensamento do Dia, rubrica que agora tanto conhecemos e tanto gostamos pelas suas palavras sábias que nos fazem reflectir sobre o mundo, sobre a vida e sobre o Homem.
A pouco e pouco, o ConTextos foi ganhando corpo, sabor, música, sentimentos. Começamos então a nos aperceber da oportunidade que tínhamos para nos fazer ouvir: através de uma imagem que nos tivesse chocado, através de uma música que gostássemos, através de um texto pessoal e introspectivo que deixasse fluir as nossas emoções. Estivemos sempre a par do mundo e das suas notícias, foram dois anos de seguimento assíduo do que se sabia, do que se falava por aí, do que sucedia.
É nesse sentido que antes de mais e como já disse diversas vezes, este blogue em específico é uma artefacto histórico e cultural sem preço; daqui a 20 anos ou menos, imaginemos nós voltarmos a ver este blogue (caso tenhamos parado de postar nele) e meditar sobre o que nós nesta altura pensávamos, supúnhamos, opinávamos e realmente perceber se as coisas eram, nessa altura, diferentes.
Hoje, posso dizer com toda a certeza que estou extremamente orgulhoso de todos nós por termo-nos comprometido a escrever e a deitar cá para fora tudo, quando as coisas estavam mais difíceis. Estou orgulhoso por, pessoalmente, me ter incluído num projecto diferente tão diferente como cada um de nós que publica e por ter sido o primeiro deste tipo em que alguma vez me incluí. Estou orgulhoso por termos aprendido um pouco mais de cada um de nós. Na verdade, tenho orgulho por este blogue ser uma força de expressão tão grande e tão apelativa (porque as visitas não mentem) de todos os cantos do mundo.
É enfim, com muito orgulho que damos uma nova imagem e uma nova vida a este blogue que com toda a certeza, continuará pelo menos, durante mais três anos e onde cada um de nós continuará certamente, em contexto, «a partilhar um pouco de si».

“O projecto é o rascunho do futuro” – Jules Renard