10 de abr. de 2012

História Suja

Tanto na Idade Média, na Moderna como na Contemporânea os registos de higiene evidenciam uma despreocupação e desleixo sem medida - a inexistência de desodorizantes, escovas de dente e tanto menos, papel higiénico, são exemplos.
Não se admirem, se algum dia visitarem o Palácio de Versalhes, ao verem que esta opulenta construção não possui casas de banho - ou seja, no sentido próprio da palavra, não possui banheiras. As excreções eram todas lançadas pelas janelas e num dia normal, a cozinha do palácio preparava um banquete sem a mínima higiene em atenção.
Com certeza já viram em filmes as mulheres muito pomposas a se abanarem ou com um leque ou através de um criado...pois não pensem que seja um acto de cortesia, o facto está em que (em pleno século XVII), o mau cheiro era tanto que as mulheres se abanavam para afastar o odor. Já se perguntaram o porquê de as noivas usarem um ramo de flores? O facto está em que nesses mesmos séculos, os casamentos eram realizados todos em inícios de Junho (Verão), e o primeiro banho do ano era tomado em Maio, embora o cheiro fosse "tolerável" na hora do casamento, os ramos perfumados serviam para...exactamente afastarem o cheiro.
Facto curioso: um estudo comprovado revela que os franceses são os que menos hábitos de higiene completam...ora bem, está explicado porquê.
Acontecimentos notáveis 
Saibam que o primeiro papel higiénico foi inventado nos Estados Unidos em 1857, vindo a substituir as folhas normais ou de milho e mesmo a própria mão; Os banhos eram já utilizados muito antes pelos Romanos, mas estes caíram em desuso na Idade Média. Só a partir da segunda metade do século XVIII, o francês Merry Delabost inventou o chuveiro, ironia das ironias; A primeira retrete, mais comummente sanita, foi criada para uso privada da Rainha Isabel I, no século XVI. Só em 1884 o modelo com descarga foi inventado; A lavagem da boca já era muito antes utilizadas por egípcios e indianos através de confecções com vegetais entre outros produtos naturais; afirma-se que a primeira escova de dentes tenha sido inventada na China.

Suas Excelências muito porcas!!
Vasco da Gama (1460-1524), foi de certeza muito mal visto na Índia quando os nativos lhe pediram que falasse com a mão à frente da boca...imaginem porquê...
Napoleão Bonaparte (1769-1821), era bastante asseado, o seu calcanhar de Aquiles terão sido os odores naturais femininos. Em cartas escritas à sua mulher Josefina diz-lhe: "Estou de regresso a Paris. Não se lave".
Luís XIV (1638-1715), o majestoso rei só tomava banho por ordem médica e as suas fezes ficavam semanas nos corredores do Palácio até serem recolhidas pelos criados.
D. João VI (1767-1826), lembram-se deste não? Pois é, o pai de D. Pedro IV e de D. Miguel repudiava a água. Costumava vestir as mesmas roupas até estas estarem a desfazer-se.
Isabel de Castela (1451-1504), há relatos palacianos que afirmam que a rainha espanhola só tomou DOIS banhos em toda a sua vida

Diz-se que os nativos das Américas ficaram surpreendidos ao verem a civilização europeia ser tão...porca. Inclusive, eram muitas vezes, ao tentarem meter água no corpo, castigados severamente.
Só a partir do século XX os banhos começaram a ser mais regulares visto que até há poucos séculos atrás, a própria medicina os achava malignos para a saúde.

8 comentários:

Cristina Fitas disse...

Pahaha, que belos porcos que éramos.
Adorei principalmente o fetiche de Napoleão

Anônimo disse...

ahahah, esse é especialmente...curioso ahah

silviafreitas. disse...

nossa o:
então essa do Napoleão... nao conhecia esse lado dele ahah xD

Anônimo disse...

ahahah não percebo porquê é que toda a gente está tão surpreendida por causa deste...panca do Napi*...o homem andou a dominar a Europa toda...era de esperar que tivesse algum ponto franco...ahahahaha

João Pedro disse...

PAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH! Ainda bem que nasci no século XX! xD

Anônimo disse...

ahahahahahahah essa foi boa JP!! :D

silviafreitas. disse...

Talvez esse nao fosse o ponto fraco dele ahah xD

E é muito provavel que em pleno século xxi haja pessoas com hábitos destes (estou a brincar xD)

Anônimo disse...

pahahahaha! é provável sílvia ahahah!