5 de mar. de 2011

Sobrevivência vs Refeição


Esta fotografia foi tirada em 1993 no Sudão, por Kevin Carter um fotojornalista do New York Times.
A foto valeu-lhe o prémio Pulitzer em 1994 e tornou-se numa das mais conhecidas mundialmente pelo seu cenário que representa; um bebé do Sudão, caído no chão, enquanto um pouco atrás dele encontra-se um abutre que esperava pacientemente pela sua refeição. Kevin Carter fotografou, e foi-se embora deixando lá a criança. O mundo deu o bebé como morto e criticou-o de não ter salvo o menino e chamou-lhe a ele próprio abutre. A fotografia perseguiu-o e levou-o ao suícidio com 33 anos.

9 comentários:

Mariana disse...

ai meu deus, que história ...
a foto em si é arrepiante e dá que pensar.
mas a atitude do jornalista é inconcebível! ele tinha o dever de ajudar esta criança e não fotografá-la para ganhar um prémio!
por vezes, as asneiras que fazemos no passado perseguem-nos para toda a vida, e aqui está uma prova disso...

silviafreitas. disse...

Eu acho que o fotojornalista no momento não pensou muito bem no que a foto traduzia...

Mariana disse...

talvez tenha sido isso, não sei...

silviafreitas. disse...

Pois...

Susana Pinto disse...

eu nao acredito como é que uma pessoa não salvou aquela criança....tinha medo de ser comido pelo abutre? queria ganhar milhões pela foto e estava-se a "marimbar" para o menino ?.... por mais voltas que dê não consigo ter uma explicação para aquilo que acabei de ler....

Inflizmente temos pessoas assim no nosso mundo, que muitas delas até se arrependem, mas já é tarde....

Anônimo disse...

Bem Sílvia, digo-te que já tinha visto esta imagem e conhecia a história, portanto, já me tinha impressionado, e que bom é teres colocado essa história tão comovente, AINDA BEM QUE A PARTILHASTE! muito bem:D
Fizeste-nos lembrar que às vezes, as nossas acções têm consequências imprevisíveis e que essas mesmas consequências podem ser perpetradas pelas nossas próprias mãos. Obrigado por nos lembrares disso.

João Pedro disse...

Por acaso não conhecia esta foto, mas realmente é muito chocante. A partir dela podemo-nos aperceber da cruel realidade que nos rodeia neste mundo.

silviafreitas. disse...

Pois é meninos, ás vezes agimos sem pensar e depois arrependemo-nos...

Marta Senra disse...

O fotógrafo podia ganhar o prémio na mesma e ainda salvar a criança. Que atitude...