15 de nov. de 2010

















Um Olhar Sobre 2 Olhares


No dia 13 de Outubro de 2010, pelas 12 horas e 30 minutos, a turma H do 10º ano da Escola Secundária de Barcelos, juntamente com uma turma do 12º ano e as suas respectivas professoras, Carminda Cunha e Glória Costa, visitou a exposição “2 Olhares” patente ao público na Biblioteca da sua Escola.
A actividade realizou-se no âmbito da disciplina de Filosofia com o objectivo de introduzir o tema “Estética” a desenvolver durante o ano lectivo.
Na exposição fomos recebidos pelos seus autores, os fotógrafos Sofia Carvalho e Francisco Arantes (Quito), que partilham o desejo de gravar os momentos que permitam reflectir sobre o mundo que nos rodeia.
Sofia fala-nos de pessoas, sentimentos e contrastes. Da beleza e do sofrimento humano, de paixão e de solidão, de revolta e de injustiça social, no não menos contrastante preto e branco, salientando rostos que exprimem alegria, mas sobretudo angustia, dor e solidão.
O olhar de Quito recai sobre a natureza, privilegiando as paisagens e a imensidão, dando pontualmente o primeiro plano à vida animal em sobreposição à natureza morta, destacando-se a harmonia das cores.
A arte dos dois fotógrafos apresenta-nos o belo, produzindo no observador emoções consequentes aos fenómenos estéticos que as fotografias evidenciam pela harmonia entre as matérias retratadas e a forma de arte usada.

Isabel Juncal Pires

2 comentários:

Mariana disse...

muito bom :p

Prof. Graça disse...

Também estive presente na sessão de apresentação dessa exposição e foi muito interessante poder observar esses dois olhares da realidade.