30 de set. de 2011

Poll: Nova Ortografia/ Sim ou Não?

Pois é caros colegas, leitores e afins, eis que chega ao fim mais um poll e o resultado está à vista:

Com 78% dos votos, e uma esmagadora maioria, foi escolhida a resposta, NÃO. 

Com 21% dos votos, foi escolhida a resposta, SIM.



Eu não sou português, quem me conhece sabe isso, e quando eu vim para Portugal a primeira coisa que achei fascinante foi a Língua. Aliás, quando se vai a qualquer país, a primeira coisa que as pessoas, por norma, acham piada ou interesse é a Língua.
A identidade de Portugal também reside na sua língua, na "original" e penso que as pessoas por comodismo (como é tudo neste país), não deveriam renunciar a essa originalidade.
Houve uma altura em que se assinou um acordo entre Portugal e Brasil, em que este último se comprometia a escrever português tal como se escrevia em Portugal. Eles nunca chegaram a utilizar esse acordo. E eu pergunto-me: porquê Portugal se tem que transformar só porque o outro país tem uns quantos quilómetro à mais e uns quantos milhões de pessoas à mais e por ser uma potência mundial? Não conta a própria identidade?
Para além disto, e com essa onda de reformas na Educação não foi só a ortografia que mudou, foram também um conjunto de conceitos na gramática que duplicaram o nosso trabalho.
Quero simplesmente reiterar que Portugal deveria orgulhar-se da sua língua tal e como ela é (ou era), porque não só é uma das mais antigas línguas do mundo mas também uma que se notabiliza por ser rica em léxico e em vocabulário que só existe no português e apesar de saber que vamos todos acabar por aceitar, de uma forma ou de outra, a nova ortografia a minha escolha foi e mantém-se: NÃO.
Espero que as pessoas que tenham votado na mesma escolha que eu permaneçam com esse orgulho e que se façam consciência da língua bonita que têm e que é bom falar PORTUGUÊS DE PORTUGAL - "COMPRE, ou neste caso, USE O QUE É NOSSO!"

Nenhum comentário: