8 de mar. de 2011

Dia da Mulher


Durante séculos, o papel da mulher incidiu sobretudo na sua função de mãe, esposa e dona de casa. Ao homem estava destinado um trabalho remunerado no exterior do núcleo familiar. Com o incremento da Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, muitas mulheres passaram a exercer uma actividade laboral, embora auferindo uma remuneração inferior à do homem. Lutando contra essa discriminação, as mulheres encetaram diversas formas de luta na Europa e nos EUA.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial.

1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adoptado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.


«A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.» (Maomé)

8 comentários:

Mariana disse...

e viva as mulheres !
adorei a última frase, se ao menos toda a gente pensasse assim ...

silviafreitas. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
silviafreitas. disse...

Infelizmente pouca gente pensa assim...
E é incrivel como Maomé foi ele a dizer aquilo, e no mundo muçulmano vemos que não é bem assim que as coisas acontecem.

Susana Pinto disse...

nós demos esse Maomé em História, eu lembro-me.... viva a Maomé e viva às mulheres....ehehehehe

silviafreitas. disse...

Isso mesmo Su :3

Susana Pinto disse...

:)

Anônimo disse...

Parabéns às mulheres pá! «Por detrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher» não é?

Mariana disse...

"AO LADO DE UM GRANDE HOMEM ESTÁ SEMPRE UMA GRANDE MULHER." , completam-se